Atividades de Vida Diária (AVD)

Atividades de Vida Diária (AVD)

O que são AVDs?

As Atividades de Vida Diária (AVDs) são tarefas rotineiras voltadas para o cuidado do indivíduo com o próprio corpo. Representam a base da funcionalidade diária e são fundamentais para viver de forma independente no contexto social. A realização dessas atividades é crucial para a sobrevivência básica e o bem-estar, abrangendo:

  • Higiene pessoal: tomar banho, escovar os dentes, cuidar das unhas.
  • Alimentar-se: levar alimentos ou líquidos do prato ou copo até a boca.
  • Vestir-se: colocar roupas adequadas para o clima e o momento do dia.
  • Mobilidade: levantar-se da cama, andar, sentar-se e mover-se pela casa.
  • Uso do vaso sanitário e higiene íntima: controle intencional do intestino e bexiga, além da limpeza do corpo.

Terapia Ocupacional e as AVDs

A capacidade de realizar AVDs de forma independente tem um impacto significativo na autoestima e na qualidade de vida. No entanto, dificuldades na execução dessas tarefas podem gerar maior dependência de cuidados, sobrecarregando familiares e cuidadores.

Crianças com transtornos do neurodesenvolvimento frequentemente enfrentam limitações nas AVDs, pois essas atividades envolvem habilidades motoras, cognitivas, processuais e sociais. Durante o processo terapêutico, essas habilidades são desenvolvidas de forma gradual, promovendo a execução funcional das tarefas.

O Terapeuta Ocupacional, regulamentado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), é o profissional habilitado para:

  • Avaliar as dificuldades no desempenho das AVDs;
  • Elaborar programas terapêuticos ocupacionais;
  • Conduzir o treinamento das funções necessárias para o desenvolvimento das habilidades.

AVDs e as Disfunções de Integração Sensorial

O processamento sensorial refere-se à maneira como o cérebro organiza e interpreta informações dos sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar), além da percepção de equilíbrio e movimento.

Quando há disfunções no processamento sensorial, o indivíduo pode reagir de maneira exagerada ou inadequada a certos estímulos, impactando áreas importantes da vida cotidiana, como:

  • O brincar;
  • A interação social;
  • A realização das AVDs.

Essas dificuldades podem tornar a interpretação e resposta aos estímulos sensoriais desafiadoras, prejudicando o desempenho e a independência.

A terapia de integração sensorial busca reduzir os desafios causados por essas disfunções, promovendo maior participação social e aprimorando o desempenho ocupacional do indivíduo.


Conclusão

As Atividades de Vida Diária são fundamentais para a independência e qualidade de vida de qualquer pessoa. Quando comprometidas, seja por questões sensoriais ou por limitações motoras e cognitivas, a Terapia Ocupacional desempenha um papel essencial na recuperação e no desenvolvimento dessas habilidades. Profissionais capacitados podem transformar a rotina e aumentar a autonomia, tanto de crianças quanto de adultos.


Referências

  • AMERICAN OCCUPATIONAL THERAPY ASSOCIATION, A. Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo – 3ª ed. traduzida. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, [S. 1.1, v. 26, n. esp, p.1-49, 2015]. DOI: 10.11606/issn.2238-6149.v26iespp1-49. Acesso em: 19 nov. 2024.
  • CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. Resolução n.º 316, de 19 de julho de 2006. Disponível em: https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=3074. Acesso em: 25 nov. 2024.
  • CARDOSO, I. L. Efeitos da terapia de integração sensorial de Ayres nas atividades de vida diária e participação de crianças com transtorno de espectro do autismo. 2023.

    Autoria:
    Natalia Fim de Oliveira
    Crefito 15/026135-TOSupervisão:
    Lorena Santos Rola
    Crefito 15/20219-TO

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