Férias escolares no meio do ano!

As férias escolares do meio do ano estão chegando e nesse período é muito importante planejar atividades para que seu filho mantenha entretido, com interações sociais e sem deixar de ter uma rotina.
Abaixo, daremos algumas dicas de como planejar esse período:

1. Planejamento e estruturação: Sabemos o quanto a rotina é importante para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, pois assim elas encontram conforto e aprendem a conviver com o mundo ao seu redor. É interessante que seja feito um cronograma utilizando suporte visual com atividades diárias, incluindo momentos de lazer, aprendizado e descanso, além de manter os horários de alimentação e sono, sempre que possível.

2. Explore novos territórios: Aproveite o momento das férias para observar como sua criança se comporta nos locais em que está presente: quais estímulos sensoriais parecem benéficos para a criança? Quais são os lugares e atividades favoritos da criança? Quando ela pode escolher, onde e com que objetos e brinquedos ela brinca? Estas observações serão de grande importância para você poder oferecer à sua criança atividades e visitas aos locais onde ela se sente mais tranquila e motivada. Nesse ambiente de maior tranquilidade, você terá mais chances de aproveitar o seu tempo livre junto da criança (caso haja), assim como de realizar atividades lúdicas com ela.

3. Exploração de atividades sensoriais: O tempo livre pode ser intercalado com tarefas mais facilmente reconhecidas, como jogos de pareamento e contagem, além de atividades físicas e sensoriais que auxiliam na regulação da criança. Cada uma tem a sua preferida, que pode ser balançar ou pular em uma cama elástica. Para quem tem a chance, piscinas e brincadeiras com água também costumam ajudar.

4. Caso haja viagem de família: Se for para um local desconhecido, considere colocar na pessoa com autismo alguma forma de identificação como pulseira. Se for a primeira viagem de avião da criança, use recursos visuais como fotos para mostrar como é um avião, a tripulação e o aeroporto. Familiarize-a com o que ela pode encontrar de diferente como pessoas e equipamentos que ele poderá encontrar no dia. Um exemplo é mostrar uma foto de um comissário de bordo e informar de que aquela pessoa uniformizada como a da foto estará ajudando a família em todas as suas necessidades. Além disso, esperar nas filas pode ser muito difícil para as crianças autistas. Para evitar isso, solicite o embarque prioritário. Isso elimina a espera na fila e também garante que você esteja acomodado no avião antes que uma multidão de pessoas comece a entrar nos corredores estreitos. Você também pode optar por um voo que sai à noite para que seu filho adormeça mais rápido e tenha mais conforto. Sinalize as mudanças na rotina, antecipe as atividades planejadas para as férias e utilize apoios visuais para facilitar o acompanhamento da passagem do tempo. Nos passeios da viagem, levar uma mochila com algumas guloseimas e outros itens de preferência também pode ajudar, assim como os dispositivos usados em sua comunicação. O importante é que o passeio seja agradável e que a criança tenha condições de mostrar se está ou não gostando.

5. Focar na comunicação e socialização: Caso a sua criança demonstre conforto durante uma viagem de férias, você poderá adaptar um ambiente no local em que estiver hospedado e, notando que a sua criança apresenta abertura para que sejam convidadas outras pessoas, buscar a aproximação com uma criança com quem seu filho demonstre afinidade.

6. Celebre a sua criança: Aproveite que você e a sua criança poderão passar mais tempo juntos para observar as características, as qualidades e o empenho que sua criança demonstra em seus pequenos olhares, gestos e atitudes. Aprecie de forma sincera e amorosa todos os aspectos positivos que você notar e aproveite as férias para rechear com amor, carinho e paciência a convivência entre vocês.

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?