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Marcos do Desenvolvimento da Linguagem x Atraso de Fala.

Marcos do Desenvolvimento da Linguagem x Atraso de Fala: O que você precisa saber

O desenvolvimento da fala e da linguagem é um processo fascinante e altamente individual, mas existem marcos que ajudam a identificar se uma criança está progredindo conforme o esperado. Quando falamos de “atraso de fala”, estamos nos referindo a uma condição em que a criança não atinge esses marcos dentro do período esperado.

O que é considerado atraso de fala?

O atraso de fala ocorre quando uma criança não desenvolve a capacidade de comunicação verbal dentro do período esperado para sua idade. Esses marcos são habilidades que as crianças adquirem ao longo do crescimento, abrangendo desenvolvimento psicomotor, cognitivo e emocional. Eles servem como indicadores para analisar o progresso da criança e, quando não são alcançados, podem sinalizar a necessidade de intervenção.

Marcos do desenvolvimento da linguagem

De acordo com o Tratado de Linguagem (2023), existem idades específicas para a aquisição de cada fonema (sons da fala), bem como para outras habilidades. Por exemplo, espera-se que as primeiras palavras apareçam por volta dos 12 meses de idade, embora a “janela de desenvolvimento” para esse marco seja entre 10 e 16 meses. Se uma criança não começa a falar até os 16 meses, isso pode ser um indicativo de atraso de fala.

Fatores que podem contribuir para o atraso de fala

Vários fatores podem influenciar o desenvolvimento da fala e da linguagem. Aqui estão alguns dos principais:

  1. Fatores ambientais e de estímulo: A falta de estímulos adequados, como conversas e leituras frequentes, pode dificultar o desenvolvimento da fala. Além disso, o excesso de exposição a telas pode reduzir as oportunidades de interação verbal, essenciais para o aprendizado da linguagem.
  2. Problemas auditivos: A audição é crucial para o desenvolvimento da fala. Perdas auditivas, especialmente dentro da “banana da fala” — faixa que abrange as frequências dos sons da fala — podem impedir a criança de ouvir e imitar corretamente os sons.
  3. Transtornos do neurodesenvolvimento e/ou síndromes: Condições como o autismo e a síndrome de Down estão frequentemente associadas a atrasos no desenvolvimento da fala.
  4. Transtornos motores de fala: Algumas crianças têm dificuldade em coordenar os movimentos necessários para produzir os sons da fala, o que pode resultar em problemas de articulação e dificuldades para formar palavras corretamente.

Diagnóstico precoce é fundamental

O diagnóstico precoce do atraso de fala é essencial para garantir uma intervenção eficaz. Como as causas podem variar, a avaliação por um fonoaudiólogo é fundamental para identificar a origem do problema e planejar o tratamento mais adequado.

Conclusão

Embora o atraso de fala possa ser uma preocupação para pais e cuidadores, ele pode ser tratado com sucesso, especialmente quando identificado precocemente. A participação ativa de pais, educadores e profissionais de saúde no processo de desenvolvimento da criança é crucial para estimular suas habilidades de comunicação.

Referências Bibliográficas

  • Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Desenvolvimento da linguagem e auditivo da criança. Disponível em: https://fonoaudiologia.org.br. Acesso em: 16 set. 2024.
  • Conselho Regional de Fonoaudiologia – 6ª Região. Banana da fala. Disponível em: https://crefono6.org.br. Acesso em: 16 set. 2024.
  • Ferreira, Luiz Carlos et al. Tratado de linguagem: perspectiva da fonoaudiologia. 2ª ed. São Paulo: Roca, 2020.

    Autora: Brenda R. Cristino
    Fonoaudióloga formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, pós-graduada em Linguagem e Distúrbios da Fala
    Lincenciada em: PECS, Core Power, DTTC e Therapy Tanping
    Coordenação Fonoaudiológica – Protea Neurodesenvolvimento


Esse artigo é uma introdução sobre como reconhecer os marcos do desenvolvimento da fala e identificar possíveis atrasos.

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