Entendendo a Ecolalia

A ecolalia é o comportamento de repetição de sons, palavras ou frases ditas por outras pessoas. Embora seja comum em crianças pequenas como parte do desenvolvimento normal da linguagem, pode persistir em crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA) e estar associada a dificuldades de comunicação. A ASHA (American Speech-Language-Hearing Association) define ecolalia como a repetição de enunciados produzidos por outros. Ou seja, como o próprio nome já diz, ela é o eco da fala.

Tipos de Ecolalia

A ecolalia é comumente classificada em três tipos: ecolalia imediata, ecolalia tardia e ecolalia mitigada, que podem estar combinadas entre si.

1) Ecolalia Imediata

A ecolalia imediata ocorre quando a criança repete imediatamente o que acabou de escutar como forma de resposta durante a conversa. Por exemplo, se alguém diz “Oi, tudo bem?”, em vez de responder “Estou bem, e você?”, a criança responde “Oi, tudo bem?”. A repetição ocorre imediatamente após a fala ouvida pela criança.

Ao utilizar a ecolalia imediata, a criança pode estar no modo não-interativo, usando-a como forma de ENSAIAR novas palavras ou ajudar na autorregulação dos seus sentimentos.

A ecolalia imediata pode representar uma forma de manter o contato social ou por já ter empregado a habilidade de troca de turno. Devemos estar atentos se tal ecolalia está ou não associada à intenção comunicativa da criança.

2) Ecolalia Tardia

A ecolalia tardia ocorre quando a pessoa repete frases que ouviu anteriormente de outras pessoas, na TV ou em filmes. Envolve a repetição de algo dito em um tempo muito variável e pode ser difícil de reconhecer para o interlocutor que não compartilha do universo do discurso da criança.

Imagine que a criança assistiu a um desenho animado no qual um dos personagens se machuca e outro diz “Puxa, papai. Vamos ao médico”. Se, mais tarde, um enfeite da mesa se quebra, em vez de dizer “Quebrou”, a resposta dela será “Puxa, papai. Vamos ao médico”.

3) Ecolalia Mitigada

Consiste na repetição de parte da fala do outro, com alguma transformação, que pode envolver elementos supra-segmentais como prosódia, ritmo e velocidade de fala. Caracteriza-se por situações em que são feitas modificações na emissão ecoada, seja imediata ou tardia, para fins comunicativos.

A proporção de ecolalia mitigada aumenta de acordo com a melhora do desenvolvimento comunicativo da criança, tornando-se um indicativo de progresso nas habilidades linguísticas.

Análise Funcional da Ecolalia

A análise funcional da ecolalia tem como objetivo mapear a fala e as funções comunicativas do discurso da criança, traçando um perfil dos processos comunicativos da criança.

A investigação da funcionalidade comunicativa da ecolalia pode ser útil para estabelecer os processos comunicativos mais eficientes ou procedimentos facilitadores, levando em conta a especificidade de cada criança, sem estabelecer esquemas evolutivos para a ecolalia.

Investigar a funcionalidade na fala ecolálica implica atribuir uma intencionalidade na fala ecolálica.

Referências

  • American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (5ª ed.). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2013.
  • Brito, Maria Claudia; Carrara, Kester. Alunos com distúrbios do espectro autístico em interação com professores na educação inclusiva: descrição de habilidades pragmáticas. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [Internet]. 2010; 15(3): 421-429.
  • Autismo Infantil: Novas Tendências e Perspectivas / Francisco Baptista Assumpção Júnior e Evelyn Kuczynski.-São Paulo: Atheneu, 2007.
  • Autismo: Entendimento teórico e intervenção educacional / Theo Peeters, tradutores Viviane Costa de Leefatalen e Liha: Rio de Janeiro: Cultura Médica, 1998.

Fgª Jessika Sá Bacharel em Fonoaudiologia, Pós-Graduanda em Linguagem

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